sexta-feira, 20 de maio de 2011

Regresso à Última Grande Sala


O weblog Smobile publicou um post sobre o meu álbum de banda desenhada A Última Grande Sala de Cinema (Círculo de Abuso, 2003).

É sempre um prazer quando vejo um leitor a descobrir as minhas obras mais antigas, nas quais os álbuns de BD se incluem, e em especial quando essas descobertas se revestem de uma inesperada sincronicidade: é que no meu post anterior deixei uma ligação para a petição pública contra a hipotética extinção do Ministério da Cultura... Ora, A Última Grande Sala de Cinema foi um álbum que ganhou uma bolsa de criação literária, atribuída pelo Instituto Português do Livro e das Bibliotecas e pelo Ministério da Cultura.

A Última Grande Sala de Cinema recebeu as melhores críticas por parte da imprensa especializada em banda desenhada (e não só: foi elogiada na versão portuguesa da revista Premiere, por exemplo). Gosto de pensar que, em conjunto com os álbuns de BD de outros autores que também foram contemplados com bolsas da mesma ordem, é um bom exemplo de como a cultura "alternativa" também é enriquecida com a existência de órgãos como o Ministério da Cultura e dos apoios à criação que surgem por sua iniciativa.