quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

"O Evangelho do Enforcado" nos 'tops' de 2010 #2


O Evangelho do Enforcado (Saída de Emergência) continua a marcar presença nos tops que reúnem os melhores livros publicados em 2010.

Tops da crítica

PNET Literatura: Desenvolvendo as razões pelas quais escolheu os títulos que apresentou no seu weblog A Qualidade do Silêncio, o crítico Pedro Teixeira Neves escreve:
«Ofensa seria não referir (como muito boa e respeitada crítica não referiu) O Evangelho do Enforcado, de David Soares. Imaginação, história, bem escrever, muita emoção, eis um grande romance no chamado domínio do fantástico. A ler, a ler, a ler, sem qualquer preconceito de género. Deixe-se de ir pelo rebanho dos tops, insisto.»

Tops dos leitores

Lydo e Opinado: O leitor Tiago escolhe O Evangelho do Enforcado como o melhor livro português que leu em 2010 e sobre ele escreve o seguinte:
«A melhor leitura que tive de um autor português este ano. O romance histórico/ fantasia /terror passado na Lisboa Medieval, com todo um pano negro envolvendo os cenários, as personagens, as texturas das ruas e os cheiros fétidos... Não sabia que se escrevia fantasia a um nível tão avançado em Portugal. Detalhes meticulosos, pesquisa louvável, um sentido mórbido que não serve para o estômago de qualquer leitor, e uma re-invenção/interpretação histórica muito interessante, que deixam questões no ar. David Soares surpreendeu-me com força, abanou-me os ombros, e proporcionou-me uma leitura excelente.»