terça-feira, 14 de julho de 2009

Under a capricorned moon

As edições Saída de Emergência acabam de publicar uma excelente antologia de contos de ficção científica, intitulada Com A Cabeça Na Lua, que especulam sobre viagens à Lua, e subsequentes alunagens, com o traço distintivo de terem todos sido escritos antes desse desiderato ter sido concretizado em 1969.

Trata-se de uma edição de inegável bom gosto, e saber-fazer, mérito do organizador João Seixas, editor, autor e conhecedor do género que, com este volume, consegue criar algo bem especial com as participações de Arthur C. Clarke, Isaac Asimov e Robert A. Heinlein, entre outros. Podem ler um excerto aqui.
A leitura é, ainda, enriquecida por uma série de introduções e notas que contextualizam e aprofundam os registos, à luz da distância temporal que nos separam deles. Que delícia!

Para quem se queixa que não se publica nada de ficção científica em português, aí está um belo volume que fará pensar, sonhar e, porque não?, viajar.

E porque a Lua tem sido, numa óptica algo saloia, vinculada ao culto do Feminino (na maioria dos grandes cultos pré-clássicos, como o egípcio, a Lua era sempre uma entidade masculina, mas não vamos estragar a festa aos new agers...), vale a pena usá-la como ponte e sugerir uma proposta glamorosa para o próximo sábado: o regresso a Lisboa da artista norte-americana Tara McPherson, enfant terrible dos comics alternativos - e não só, tendo criado diverso artwork para bandas como Depeche Mode, Duran Duran, Interpol e outras.

No programa de uma tour europeia, de grande fôlego, Tara irá deslocar-se à loja Kingpin Books, pelas 17H00, para apresentar o seu novo trabalho, conversar com os fãs portugueses e espalhar o seu charme satânico pelas folhas brancas que lhe entregarem.