terça-feira, 24 de novembro de 2009

Vencedor do passatempo "Brinca Comigo!"

Já apurei o vencedor do passatempo Brinca Comigo!
Quem deu a resposta certa mais rápida foi a leitora Cristina Correia. Parabéns!

A resposta certa era: Teddy Bear.

De acordo com o Brewer's Dictionary of Phrase & Fable (Weidenfeld & Nicolson, 2005): «A child's toy bear, named after Theodore (Teddy) Roosevelt (1858-1919), who was fond of bear-hunting. Roosevelt was shown sparing the life of a bear-cub in a cartoon drawn by C. K. Berryman in 1902 as a spoof on the president's role as an ardent conservasionist. In 1906 the New York Times published a humurous poem about the adventures of two bears named Teddy B and Teddy G in his honour. These names were then given to two bears newly presented to the Bronx Zoo, and manufacturers seized on the event to put toy bears called Teddy Bears on the market» (pg. 1362).

(O cartoon original desenhado por Clifford K. Berryman.)

Agradeço a todos os participantes.
Fiquem atentos, porque os passatempos vieram para ficar nos Cadernos de Daath.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Passatempo "Brinca Comigo!"

Ofereço um exemplar de Brinca Comigo! e outras estórias fantásticas com brinquedos (Escrit'orio, 2009) ao primeiro leitor dos Cadernos de Daath que responder correctamente à seguite pergunta:

- Qual o nome do famoso brinquedo que é uma criação inspirada num incidente que envolveu um ilustre presidente norte-americano?

Enviem a resposta para o email: passatempo.brincacomigo (at) gmail.com.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Brincadeiras perigosas

O Fantástico está de volta: Brinca Comigo! e outras estórias fantásticas com brinquedos (Escrit´orio, 2009) estará disponível nas livrarias, a partir da próxima semana. Uma edição que promete dar que falar nos sapatinhos dos jovens leitores, neste Natal que aí se apressa. (A Escrit´orio consiste na nova casa das Edições Chimpanzé Intelectual; designação que, a partir desta edição, passa a ser o nome da colecção de literatura fantástica da editora supracitada.)

Trata-se de uma antologia composta por quatro contos, nos quais o elemento comum são os brinquedos; são, pois, histórias fantásticas com brinquedos, algumas bem negras, escritas por João Barreiros, João Ventura, Luís Filipe Silva e por mim: quatro histórias, quatro autores, quatro formas diferentes de olhar a literatura fantástica. Quatro boas razões para nunca mais passar a olhar para brinquedos da mesma maneira.

Brinca Comigo! teve o condão de fazer com que os seus autores regressassem aos tempos de infância para se lembrarem dos primeiros sustos que apanharam. Nessa óptica, as fotos que acompanham as biografias dos quatro cavaleiros do apocalipse são imagens deles enquanto petizes... A minha é esta:

Fãs de literatura fantástica, de horror ou, simplesmente, gente com curiosidade de ver como é que os autores eram, antes de crescer... a antologia Brinca Comigo! é para vocês.

O meu conto (com brinquedos e com vampiros) intitula-se Um Erro do Sol. Deixo-vos um excerto:

«Encontravam-se cercados por formações rochosas, matizadas de diversos tons de antracite; algumas camadas de rocha abriam-se em leque e exibiam nervuras e manchas que lhes emprestavam um aspecto de cauda de pavão. Sobre elas, altiva e acolchoada de neve, erguia-se a Crista. Não havia nada sobre a areia: nem detritos, nem pegadas de homens ou animais. Martin achou que a praia até parecia alcatroada. Tirando os óculos escuros, Surtr aproximou-se dele e perguntou:
‘O que é que quer fazer?’
O homem viu que os filhos tinham tirado as luvas e estavam a brincar com a areia. Karen vigiava-os.
‘Não sei’, respondeu Martin. Tirou os óculos escuros e inspirou fundo. ‘O que é que existe por trás disto?’, perguntou, apontando para os penhascos.
‘Pedras’, disse Surtr, pondo os óculos. ‘É igual a isto em todo o lado.’
‘Não existem… caminhos?’ Martin deu um passo em frente, olhando para as rochas como se quisesse ver através delas. ‘Uma estrada, talvez?’
‘Não há nada’, disse Surtr. ‘Mais valia estarmos na Lua.’
‘Na Lua?...’ Martin mordeu o lábio inferior. Foi ter com Karen e perguntou-lhe o que é que ela achava.
‘Agora que estou aqui, gosto’, disse ela, acenando com a cabeça. ‘Não é tão assustador como pensava.’
‘Sim, mas o que é que achas daquilo que o empregado da loja disse?’, perguntou Martin. ‘Achas que mora aqui alguém?’
‘Não sei, Martin’, respondeu a mulher, encolhendo os ombros. ‘Não parece um sítio habitável, mas sabe-se lá o que é que existe atrás disso.’
‘Olha, mãe’, disse Caroline em voz alta, apontando para o outro extremo da praia. ‘Focas.’
Karen virou-se e, ao longe, viu duas focas pretas a deslizar para dentro de água.
‘São duas foquinhas, amor’, disse ela, pondo-se de cócoras para ficar ao nível da filha.
‘Não’, disse Surtr, aproximando-se. ‘Duas, não.’ Fez uma pausa e acrescentou: ‘Dezenas.’
Martin pôs os óculos escuros graduados e, semicerrando os olhos, percebeu que naquele sítio a praia estava cheia de focas, mas como elas eram da cor da areia não tinha dado por elas. Não faziam barulho e mal se moviam.»

Nas livrarias a partir da próxima semana. (Em breve, divulgarei mais detalhes.)

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Conversas Imaginárias

No próximo sábado vai ter lugar a primeira sessão do evento Conversas Imaginárias, organizado por Rogério Ribeiro, um dos criadores e organizadores do evento Fórum Fantástico que tem dado a conhecer aos leitores portugueses alguns dos mais relevantes autores de literatura fantástica em actividade, tanto estrangeiros como portugueses. É, pois, nessa óptica de divulgação - e de enriquecimento - que Conversas Imaginárias se apresentará aos leitores e apreciadores do Fantástico nas artes; nos dias 21 e 28 de Novembro, na Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, em Telheiras (Lisboa).

O programa é variado e conta com as participações de diversos autores portugueses de literatura fantástica, como António de Macedo, João Seixas, Luís Filipe Silva, João Barreiros e eu.
Consultem com regularidade o weblog do evento para ficarem a par de todas as novidades. Entretanto, o programa é o seguinte:

Sábado 21 de Novembro
(auditório da Bibloteca Municipal Orlando Ribeiro)

16:00-17:15Mesa-redonda: Concept artists nacionais.
Com Andreas Rocha, Gonçalo Sousa e Filipe Teixeira.

17:15-17:45Intervalo.

17:45-19:15Exibição de curtas-metragens e Mesa-redonda "Cinema Fantástico Português".
Com Rita Palma (moderação), Paulo Prazeres, António de Macedo, Filipe Melo e Pedro Florêncio.
Com a exibição de FRUNC, Papá Wrestling e I’ll See You In My Dreams.

Sábado 28 de Novembro
(auditório da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro)

Feira do Livro Fantástico (em confirmação - no átrio).

15:00-15:45Mesa-redonda “Auto-edição em Portugal: oportunidades e problemas”.
Com Pedro Ventura (moderação), Paulo Fonseca e Rafael Loureiro (+ convidado a confirmar).

15:45-16:15Sugestões de Leitura.
Com João Barreiros, Nuno Fonseca e Cristina Alves.

16:15-16:45Intervalo.

16:45-17:45Mesa-redonda "Novidades em Banda-Desenhada".
Com Ricardo Venâncio, Rui Ramos, David Soares e Filipe Melo.

17:45-18:30Mesa-redonda “Novas aventuras do Fantástico Português”.
Com Telmo Marçal, Fábio Ventura, Bruno Martins, Ana Vicente Ferreira.

18:30-19:15Mesa-redonda "A Literatura Fantástica Portuguesa: Passado e Presente".
Com Maria do Rosário Monteiro (moderação), Safaa Dib e João Seixas (+convidados a confirmar).

Mistério

Quem será que está nesta imagem, que parece ter sido retirada de um canhenho de outrora? E como é que este enigma se relaciona com a literatura fantástica portuguesa?
Darei as respostas, em breve. Fiquem atentos.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

"Mucha" no Porto: as fotos.

No sábado passado, eu, Osvaldo Medina e Mário Freitas deslocámo-nos até à loja Mundo Fantasma, no Porto, para apresentar Mucha, o nosso álbum de banda desenhada. Em paralelo, inaugurou-se nesse dia, na galeria de arte da loja, uma exposição de pranchas originais dos álbuns Mucha e de A Fórmula da Felicidade (este com argumento de Nuno Duarte): ambos os títulos têm arte de Medina e são editados pela Kingpin Books. Agradeço aos meus colegas Mário e Osvaldo pela cumplicidade, ao Júlio Moreira e pessoal da Mundo Fantasma pela simpatia com que nos receberam e, claro, aos amigos que apareceram e tornaram o evento ainda mais especial com as suas presenças.
Nota: visitem a exposição das pranchas originais com a arte de Osvaldo Medina e Mário Freitas. Estará aberta até 11 de Dezembro.

Durante a viagem até ao Porto, o nosso carro deu boleia às groupies dípteras que passarão a acompanhar-nos em todos os eventos relacionados com o álbum Mucha.

Na galeria da loja portuense de banda desenhada Mundo Fantasma.

Apresentação do álbum Mucha e inauguração da exposição Moscas & Fórmulas com as pranchas originais desenhadas por Osvaldo Medina (Mucha e A Fórmula da Felicidade).

Osvaldo Medina, eu e Mário Freitas.

Carla Seixas, João Seixas e eu.

Eu, Mário Freitas e Rui Baptista.

Osvaldo Medina.

Mário Freitas.

Nuno Duarte e Osvaldo Medina.

Júlio Moreira (responsável pela galeria), Nuno Duarte, Osvaldo Medina, eu e Mário Freitas.

Osvaldo Medina e eu.

Osvaldo Medina, eu e Mário Freitas.

Nuno Duarte, Osvaldo Medina, eu e Mário Freitas.

Eu.

Mário Freitas e eu.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

"Mucha" voa até ao Porto

No próximo Sábado, às 16H00, os três autores do álbum de banda desenhada miiófila Mucha deslocam-se à loja Mundo Fantasma (Shopping Center Brasília, Avenida da Boavista, 267, 1º andar) para apresentar esse trabalho aos leitores do Norte e personalizar exemplares. Em paralelo será inaugurada a exposição das pranchas originais de Mucha, com arte de Osvaldo Medina (desenho) e Mário Freitas (arte-final), e também das pranchas originais do álbum A Fórmula da Felicidade vol.1 de Nuno Duarte (argumento) e Osvaldo Medina (arte). Nuno Duarte também estará presente na sessão de autógrafos, para falar com os leitores e personalizar exemplares do seu álbum, cuja publicação do segundo volume está agendada para breve. Ambos os títulos (Mucha e A Fórmula da Felicidade) são edições Kingpin Books.

Os Senhores das Moscas

(David Soares.)

(Osvaldo Medina.)

(Mário Freitas.)

terça-feira, 3 de novembro de 2009

"Mucha" no FIBDA: a Entrevista

Uma entrevista comigo, realizada no lançamento de Mucha, nesta edição do FIBDA.

A peça contém algumas inexactidões, mesmo assim. Por exemplo: apesar de desenhar, e ter estudado ilustração no Ar.Co, não me considero nenhum ilustrador. O meu novo romance também não é sobre vampiros nem tem vampiros nenhuns. A confusão adveio do facto de eu ter dito no lançamento que estava a escrever uma história com eles para uma antologia de contos de horror que vai sair este Natal pela Chimpanzé Intelectual.

Em breve darei notícias sobre esse livro, e outros em que vou participar, assim como desvendarei pormenores sobre o meu novo romance.