quinta-feira, 2 de abril de 2009

Vigiar e punir

No próximo Sábado, dia 4, pelas 17H00, terei o prazer de estar no Espaço Chili para apresentar o álbum de banda desenhada Prison Stories da autoria do croata Igor Hofbauer e publicado no nosso país pela mmmnnnrrrg, editora ao autor independente de banda desenhada Marcos Farrajota.

Este livro encerra um conjunto de histórias cujos elementos de união são situações de cativeiro; físico e psicológico. Simbólico, Prison Stories possui um sentido estético que, às vezes menos e às vezes mais, me remeteu para alguma arte gráfica soviética. Na verdade, o design do Leste tem muito que se lhe diga: em jeito de rebuçado até posso avançar com a ideia que, assim como o GPS e a comida em lata, trata-se de mais um produto de guerra que medrou no mundo, depois de se extinguirem as características especiais que assistiram ao seu nascimento. Já viram posters de filmes desenhados por artistas da Europa do leste?

(Obcy, de 1979. Poster do filme Alien de Ridley Scott, desenhado pelo polaco Jakub Erol.)

(Poster do filme King Solomon's Mines de J. Lee Thompson,
desenhado pelo polaco Jakub Erol. 1985)

Agora observem estes dois posters desenhados por Igor Hofbauer.


Eu gostava de ver arte deste género espalhada pelas ruas de Lisboa, em vez das amostras de design sonífero, à la brochura do Pingo Doce, que, infelizmente, pululam por aqui. (Felizmente temos o João Maio Pinto, artista português que está a realizar um trabalho original e inteligente nesta área dos cartazes para concertos - e não só.)

Venham descobrir Prison Stories no próximo sábado, pelas 17H00, no Espaço Chili.