sábado, 29 de novembro de 2014

Metempsicoses pictóricas

Os leitores dos meus Cadernos de Daath saberão identificar quais as imagens seguintes que foram, respectivamente, desenhadas e pintadas pelo autor norte-americano de banda desenhada Ted McKeever e pelo artista português Cristiano Cruz?

Ambos se encontram nas margens, diga-se: ignorados pela maioria do público, mas admirados -- e até venerados (admito a enorme influência que a descoberta da arte de McKeever influiu sobre o meu registo gráfico) -- pelos insiders e especialistas dos seus espaços de criação.

Desafio-vos, por conseguinte, a adivinhar a progenitura das obras que se seguem -- e a pensar que, afinal de contas, a banda desenhada também pode ser arte e que entre esta e a pintura existem laços insuspeitos de transferências, proximidades e preocupações, tanto estéticas quanto semânticas, no que alude às significações entre signos e referentes. (Aliás, no que concerne ao cruzamento da banda desenhada com a pintura, vale a pena lembrar Pedro Zamith: o pintor português que mescla com maior mestria -- e prestígio -- essas duas formas de representação.)


Ted McKeever ou Cristiano Cruz?