terça-feira, 21 de outubro de 2008

Sobre BD

Na próxima Sexta-Feira é inaugurada a 19ª edição do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora (FIBDA), numa organização conjunta do Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem (CNBDI) e da Câmara Municipal da Amadora.
O local é, mais uma vez, o Fórum Luís de Camões, na Brandoa, mas, como é habitual, várias exposições encontram-se descentralizadas por outros pólos, como a Casa Roque Gameiro, a Galeria Municipal e o próprio CNBDI: consultem a programação para descobrirem quem são os autores convidados e quais os dias em que eles estarão presentes para conversar com o público e personalizar exemplares dos seus álbuns. O tema da edição deste ano é a Tecnologia e Ficção Científica.
O FIBDA termina a 9 de Novembro.

Nas próximas Quinta-Feira e Sexta-Feira, no auditório da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro (dia 23) e na Bedeteca de Lisboa (dia 24), irá ter lugar um Seminário Internacional sobre as sinergias entre as Bibliotecas e a Banda Desenhada.

Transcrevo do programa: «Com a finalidade de estimular a troca de experiências e a reflexão profissionais em torno do papel da banda desenhada como forma de promoção da leitura nas bibliotecas, o Departamento de Bibliotecas e Arquivos da Câmara Municipal de Lisboa pretende, com este seminário, contribuir para a partilha de experiências desenvolvidas por colegas nossos de outros países (Espanha e Suécia), colegas das Bibliotecas Municipais dos Concelhos da Área Metropolitana de Lisboa, bem como com outras Bibliotecas da Rede Nacional de Leitura Pública, promovendo e estimulando a sua discussão alargada.»

Consultem o programa que é variado e bastante interessante. Recomendo duas das palestras que mais se dirigem à banda desenhada. No dia 23, a Mesa Redonda que irá começar às 15H30, com o tema A BD em Portugal: pontos de vista sobre o mercado e a edição de BD.
Será moderada por Sara Figueiredo Costa e contará com os seguintes convidados: Rui Brito (Polvo), Marcos Farrajota (Mmmnnnrrrg), Maria José Pereira (Asa), Pedro Silva (Vitamina BD), Mário Freitas (Kingpin of Comics), Nelson Dona (CNBDI), Paulo Monteiro (Bedeteca de Beja) e Rui Santos (Devir).

E, no dia seguinte, às 15H00, a Mesa Redonda intitulada A BD em Portugal: autores, crítica, movimentos e tendências. Será moderada por Geraldes Lino e terá como convidados José Abrantes, Filipe Abranches, João Lemos, David Soares, Domingos Isabelinho e Carlos Pessoa (Público).

Apareçam!