quinta-feira, 1 de maio de 2014

Adoxografias


Para os coloquialistas mais afectos à deipnofobia, eis alguns factos úteis para debater, sem medo, à mesa, neste fim-de-semana grande que se aproxima. 

1) Aquilo que existe de mais parecido com os nomes dos conceitos dos clássicos filósofos gregos são os nomes dos dinossauros (p. ex: o aristocrático conceito aristoteliano de megalopsychos e o megalossauro, um carnívoro da subordem dos terápodes). 

2) A urina dos tigres cheira, literalmente, a pipocas acabadas de fazer. 

3) Apesar do que aprenderam com o filme Gladiador e com a série televisiva Spartacus, a maioria dos bromidrosos gladiadores da era do império romano não foi composta por escravos, mas por voluntários que, simplesmente, procuravam fama e dinheiro fáceis (não existiam programas como Big Brother ou Casa dos Segredos, mas a cultura de espectáculo não seria diferente). Esse era o maior factor de atracção para o público, porque decidir se um escravo deveria morrer na arena seria anticlimático para os padrões sociais da altura: a vida de um escravo não valia muito, para começar - não ofereceria dramatismo nenhum. Ainda: o sinal de que o gladiador vencido deveria morrer era dado pelo público que exibia os polegares virados para os peitos, em alusão ao golpe mortal: os polegares virados para baixo significavam que o gladiador vencedor deveria deixar cair a arma ao chão e ter misericórdia. 

4) Sidónio Pais, o liripípico Presidente-Rei da Primeira República portuguesa, bebia dois litros de leite por dia. 

5) A palavra chunga, usada coloquialmente para designar algo reles, barato ou ordinário, tem origem num estilo japonês de arte erótica (de inspiração chinesa) chamado Shunga, que, ao contrário do que se possa pensar, nada tinha de infame, sendo até bastante respeitável.

6) Originalmente, as cenouras eram roxas: a variedade cor-de-laranja só foi inventada no século XVII por hábeis cultivadores holandeses que quiseram homenagear Willem van Oranje (senhor do principado de Orange, no sul de França), o fundador do estado holandês. Há cerca de dez anos os ingleses tentaram reintroduzir cenouras de cor roxa no mercado, mas a iniciativa enojou o público.
Acrescente-se que os coelhos não gostam, verdadeiramente, de cenouras e até podem morrer se comerem muitas. O mito de que os coelhos adoram cenouras foi criado pelos desenhos animados da personagem Bugs Bunny, da Warner Bros, que, por sua vez, foram buscar a ideia ao filme It Happened One Night, de Frank Capra, no qual Clark Gable interpreta um jornalista que, às tantas, aparece a roer uma cenoura numa cena que ficou famosa.